As primeiras vezes que o concreto foi utilizado (pelo menos das quais se tem notícia) foram na Grécia Antiga, em aproximadamente 800 a.C. Nesta época, a composição do concreto era muito diferente da que conhecemos hoje: os materiais básicos eram cal viva, pedra-pomes e cinzas vulcânicas.
Atualmente, o concreto é o segundo material mais consumido no mundo, ficando atrás apenas para a água, conforme pontua a revista Isto É. O concreto é um tipo de mistura muito presente na construção civil, principalmente pela sua durabilidade, baixo custo, maleabilidade na forma e fácil acesso.
Devido à sua ampla utilização (além do impacto no orçamento), é muito comum utilizar uma calculadora de concreto na obra, evitando desperdícios e trazendo economicidade.
Calculadora de concreto: por que é importante calcular o concreto de maneira precisa durante a obra?
Certamente saber como calcular concreto é fundamental para garantir uma construção ou reforma sem maiores dor de cabeça, seja para evitar desperdícios assim como fazer um orçamento muito mais próximo da realidade.
Por exemplo, para começar uma obra, é necessário saber tanto em relação aos tipos quanto às quantidades de materiais que serão gastos durante a execução. Por isso, contar com o auxílio de uma calculadora de concreto é fundamental, já que o concreto costuma ser o tipo de material mais utilizado durante a construção.
Volume ou quantidade de concreto
Grande parte das obras, seja por rapidez, como facilidade e economia, optam pelo concreto pronto, ou seja, o concreto usinado: aquele que é dosado em central (CDC).
Dentre as principais vantagens do uso deste concreto usinado está a possibilidade de maior racionalização do uso de insumos, já que existe um controle rígido na quantidade de cada um dos componentes. Ou seja, torna-se muito mais prático o cálculo de concreto para a obra.
No caso do uso de concreto usinado, há algumas dicas importantes para serem levadas em consideração antes da compra:
- Informações precisas: fornecer as informações bem precisas. As usinas de concreto necessitam de alguns parâmetros para poderem orçar o concreto usinado.
- Planejamento do cronograma da obra: quando falamos de obra, independentemente do tamanho e da complexidade, o planejamento é fundamental, pois há diversas variáveis que podem impactar no cronograma e no orçamento.
- Organização do dia da concretagem: É necessário preparar toda a equipe para o dia da concretagem.
- Verificação da estrutura: É fundamental verificar toda a estrutura que irá receber o concreto usinado está apta para a chegada do caminhão.
- Pesquisar e comparar os fornecedores de concreto usinado: Existem várias empresas que fornecem concreto usinado. Por isso, observe a qualidade do concreto usinado, a disponibilidade do fornecedor, a localização e os preços.
Como funciona a calculadora de concreto?
Em primeiro lugar, é importante padronizar qual será a unidade de medida utilizada para calcular concreto. No geral, é utilizado o padrão do Sistema Internacional de Unidades.
Assim, a unidade de medida do volume usado para o cálculo de concreto em engenharia civil é m³, ou seja, metros cúbicos.
Mais Sobre Construção
Desta forma, quando se fala em concreto usinado ou concreto pronto, ele é comprado por m³, ou seja, para saber quanto comprar no total é necessário calcular o volume das peças que serão construídas na obra. E o que seriam essas peças que são utilizadas como referência para calcular concreto? Elas podem ser, por exemplo:
- Sapatas;
- Viga baldrame;
- Colunas;
- Vigas;
Um outro ponto muito importante para ser levado em consideração quando o assunto é como usar a calculadora de concreto: os volumes planos e volumes cilíndricos têm formas diferentes de serem calculados. Por isso, é fundamental o uso de uma calculadora de concreto: ela já traz estas informações e calcula automaticamente.
Como foi visto, calcular concreto nem sempre é uma tarefa simples, pois há diversas variáveis que vão influenciar na quantidade de concreto necessária para uma obra.
Por isso, usar uma calculadora de concreto que leva em consideração toda essa diversidade é uma forma de economizar tempo, ter certeza na precisão da informação e evitar desperdícios de materiais, pois para cada tipo de peça há uma fórmula exata para calcular o volume de concreto necessário.