Como Escolher um Técnico em Mineração?

Como escolher um técnico em mineração? A mineração é uma das indústrias mais demandadas atualmente e a busca por profissionais qualificados pode não ser tão fácil. Mas como escolher um técnico em mineração?

Neste artigo de notícias, veremos mais de perto o que faz um técnico de mineração, as características, e como escolher um qualificado para o trabalho.

Um técnico de mineração não é apenas responsável pela seleção correta dos materiais de utilização na mina, mas também pelo projeto das formas e medidas das seções do projeto, limitadas pelo contorno dos trabalhos.

Para isso, são analisadas as características e propriedades distintivas dos materiais de construção destinados ao uso no ambiente geológico e de mineração. Além disso, as tarefas do técnico de mineração incluem o seguinte:

  • Elaboração das autorizações para operações de perfuração e detonação;
  • Cálculo da carga em membros estruturais;
  • Fornecimento de fixações para poços de minas;
  • Projeto e seleção do esquema ideal para ventilação das minas;
  • Controle do nível de iluminação e arranjo de drenagem durante as operações de lavra;
  • Leitura de mapas geológicos;
  • Registro de documentação para operações de construção e mineração;
  • Organização das atividades dos subordinados, controle de qualidade dos processos concluídos.

Além disso, um técnico de mineração pode determinar o quão contaminada pode ser a terra com resíduos que ocorre durante a construção de instalações subterrâneas, recursos naturais.

Como escolher um técnico em mineração?

É de muita importância saber como escolher um técnico de mineração. Um bom técnico de mineração precisa ter as seguintes características:

  • Saúde perfeita;
  • Falta de medo de espaços confinados;
  • A presença de grande força física;
  • Rigidez de caráter;
  • Liderança e habilidades organizacionais;
  • Disciplina;
  • Prontidão para se mover;
  • Persistência;
  • Exigência.

Além do mais, um técnico em mineração precisa entender de:

  • Estruturas subterrâneas e a implementação de operações mineiras;
  • Métodos de evacuação em situações de emergência durante as obras;
  • Seleção de métodos e processos tecnológicos para a realização de explorações geológicas para extração de minerais;
  • Fundamentos da preparação da superfície do solo para operações de mineração.

Durante seu trabalho, os técnicos de mineração devem melhorar regularmente seus conhecimentos, habilidades e fazer cursos de atualização.

Tarefas e responsabilidades

O técnico de mineração é responsável pelo suporte técnico durante o trabalho de campo com o objetivo de identificar zonas mineralizadas durante as operações de exploração ou mineração em colaboração com geólogos.

Suas tarefas serão:

Realizar e supervisionar levantamentos geológicos, geofísicos, geoquímicos, hidrográficos e oceanográficos, passeios de prospecção, perfuração de exploração, registros de poços ou programas de levantamento de minas subterrâneas;

Configurar, operar e manter instrumentos e equipamentos de registro de sondagem e levantamento geofísico;

Operar e manter instrumentos e equipamentos de registro de sondagem e levantamento geofísico;

Preparar notas, esboços, mapas geológicos e seções transversais;

Preparar, relatar ou analisar dados sísmicos, gravimétricos e de registro ou outros dados geofísicos e de levantamento;

Auxiliar engenheiros e geólogos na avaliação e análise de reservas de petróleo e minerais;

Coletar e preparar amostras de rochas, minerais ou metais que serão enviadas para análises laboratoriais;

Realizar ou participar na execução de auditorias ambientais, concepção de medidas para minimizar os efeitos adversos sobre o meio ambiente de mineração nova ou expandida ou operações de petróleo e gás e o desenvolvimento de medidas de gestão de resíduos ou outras medidas destinadas a proteger o meio ambiente;

Efetuar, se necessário, estudos e programas técnicos relativos ao desenvolvimento mineiro, métodos mineiros, ventilação, iluminação e drenagem de minas, bem como ao controlo das pressões sobre o solo ou fiscalizar, se necessário, a execução desses estudos e programas;

Auxiliar, se necessário, hidro geologistas na avaliação das águas subterrâneas e circulação de poços, bem como na elaboração de relatórios.

O processo de mineração

A extração de minério pode ser realizada tanto por método a céu aberto quanto por método subterrâneo. A mineração também pode ser realizada bombeando líquidos através da rocha, enquanto o minério é lavado para fora, esse processo é chamado de lixiviação de minério. Vamos considerar esses processos em mais detalhes:

1) O método a céu aberto é muito comum e é usado quando o minério não se encontra nas profundezas da crosta terrestre.

2) Método de mineração subterrânea – um método de mineração de minerais nas entranhas da Terra através da realização de um sistema de trabalhos de mina subterrânea.

Os principais processos de mineração subterrânea incluem:

A abertura de um depósito mineral inclui perfuração e quebra.

Preparação para escavação – obras para garantir a entrega do minério extraído à superfície

Escavação de produção – entrega do minério extraído à superfície.

3) Lixiviação de minério – processo de extração de rocha das profundezas da terra por meio do bombeamento de soluções aquosas de ácidos inorgânicos (sulfúrico, clorídrico, nítrico etc.) através do maciço rochoso. O processo de lixiviação pode ser dividido em três fases:

O fornecimento de reagentes a uma superfície sólida é realizado por meio da perfuração de poços em uma determinada sequência geométrica e da injeção dos reagentes mencionados acima neles.

Reação química – uma reação química de uma rocha com soluções aquosas de ácidos.

Remoção de produtos de reação solúveis na solução (remoção da solução resultante para a superfície para trabalho subsequente de purificação e enriquecimento).

Todos os métodos acima dependem das condições de acamamento da rocha, da sua composição química, da composição da impureza (resíduo) da rocha, bem como de muitos outros fatores.

Assim, por exemplo, é aconselhável usar o tipo de mineração a céu aberto de minerais no caso de ocorrência de minério na superfície, mas se o depósito de minério for profundo no subsolo, então o tipo de desenvolvimento subterrâneo do depósito é usado.

O processo de lixiviação também requer certas condições, por exemplo, não pode ser aplicado se a rocha contendo o minério impedir a passagem de soluções aquosas por ela, bem como se houver reservatórios ou rios próximos ao depósito, pois a poluição de objetos naturais pode ocorrer através de águas subterrâneas, etc.

Neste artigo você aprendeu como escolher um técnico em mineração, além de conhecer um pouquinho sobre os métodos de extração do minério. Espero que tenha gostado. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Leia mais: Como encontrar promoção de passagens aéreas