No mundo de hoje, é crucial que uma empresa acrescente o Instagram em suas estratégias de marketing. Ao utilizar essa rede social corretamente, uma empresa pode melhorar muito a divulgação de sua marca.
Não utilizar o Instagram é uma grande falha, pois boa parte do mundo utiliza essa rede social. Por isso, as empresas precisam criar um perfil nessa plataforma. Assim, elas poderão aumentar o seu público e expandir as suas vendas.
Se você quer divulgar sua empresa no Instagram, mas não tem conhecimento sobre isso, está no lugar certo. Ao longo deste texto, você receberá algumas dicas para divulgar sua empresa no Instagram.
Trate seu Instagram como uma revista online
Criar um Instagram e usá-lo unicamente para fazer posts sobre produtos e vendas não é eficiente. O ideal é postar um conteúdo interessante, pois os clientes se conectam com histórias e posts atraentes.
Nesse caso, o mais correto é tratar o seu perfil como uma revista dividida em seções. Para isso, basta criar um cronograma para seus posts diários. Em seguida, use o sistema hootsuite para programar suas publicações.
Por exemplo, se o foco da empresa for o mundo da moda, é interessante fazer uma mescla de postagens. Para isso, poste conteúdo com dicas, crie um post com looks interessantes, use algum meme, fale sobre motivação, entre outras coisas. Obviamente, tudo isso deve estar relacionado com o nicho daquela página.
Faça uma boa edição
Seja qual for o nicho, ter uma boa edição é crucial para que o Instagram funcione como um canal de divulgação. Para que um determinado perfil fique bem editado, veja as dicas abaixo:
- Use uma foto de qualidade para expor a logomarca de sua empresa;
- Ao escrever a biografia da empresa, seja simples e direto. Nesse caso, é interessante criar tópicos e utilizar emoticons na descrição do perfil;
- Junte o tráfego do seu Instagram com outros canais. Para isso, coloque o link do seu site ou fanpage em sua biografia. Caso tenha outros canais como Twitter, YouTube, Pinterest ou Snapchat, use-os em seu perfil, pois isso pode ser legal.
Escolha um bom nome para o seu perfil
Escolher um bom nome é crucial para o reconhecimento do seu perfil. Com isso, ficará mais fácil ser encontrado nas pesquisas do Google e do próprio Instagram. O mais recomendado é colocar o nome de sua empresa no perfil. Se esse nome já estiver sendo utilizado, acrescente algum sinal (ponto, underline, traço). Dessa forma, ficará mais fácil encontrar seu nome nas buscas.
Transforme seu Instagram em um perfil comercial
Fazer essa mudança no perfil é bem simples. Primeiramente, entre nas configurações do perfil e vá em “Mudar para perfil comercial”. Em seguida, vincule a conta à sua página do Facebook e tenha acesso à plataforma de negócios do Instagram.
Após criar um perfil comercial, será possível verificar o perfil dos usuários que seguem você. Além disso, será possível verificar o melhor horário para fazer posts em sua página.
Além disso, você pode acrescentar o botão “Entrar em contato” na sua biografia. Nesse botão, é possível colocar seu telefone, e-mail e endereço. Com isso, o cliente terá mais possibilidades de falar diretamente com você.
Aproveite as hashtags
A hashtag é uma ferramenta muito importante no Instagram. Quando bem utilizada, ela aumenta os seguidores da página e eleva o número de vendas. Com isso, a empresa ganha mais chances de crescer, pois ganha mais engajamento no Instagram.
Para que uma hashtag funcione, é necessário que ela esteja atrelada ao conteúdo do post. Por exemplo, se a página é sobre doces, digite hashtags como “balas” ou “pirulitos”.
Se você não tiver noção alguma sobre as hashtags, entre no site Tags Finder e informe o seu nicho. A partir daí, várias hashtags serão mostradas na tela. Basta escolher as que melhor combinam com seu post e digitá-las na postagem.
Uma hashtag eficiente trará maior alcance ao seu post, o que elevará muito as vendas de sua empresa. Se a página tiver conteúdos de qualidade, haverá mais chances de captar clientes. O limite de hashtags por post é de 30, contudo, o ideal é utilizar esse recurso de forma moderada.
Faça bom uso dos Stories
Ao utilizar os Stories do Instagram, você gera interações entre sua marca e seus seguidores. Segundo um estudo feito pela Socialbakers, houve um crescimento de 21% nos Stories entre 2018 e 2019. Uma boa parcela desse sucesso vem do dinamismo da ferramenta, pois gera mais proximidade entre as empresas e os consumidores.
Os stickers dos Stories são ótimos aliados. Eles geram várias possibilidades para o adm da página, pois permitem enquetes, perguntas e testes. Ademais, os Stories podem mostrar um pouco da rotina de sua empresa, o que trará mais proximidade entre sua marca e seus clientes. Em suma, apostar nos Stories é uma excelente estratégia de marketing no Instagram.
É importante ressaltar que, se um perfil chega a 10 mil seguidores, o Instagram permite que seus Stories utilizem o link de algum produto. Esse recurso é chamado de “arrastar para cima”.
Descubra qual é o seu público-alvo
Ter ciência sobre seu público-alvo é crucial para divulgar uma empresa. Conhecer esse tema é muito importante, pois isso ajudará na “filtragem” de seus potenciais clientes.
Seu produto pode ser excelente, se não tiver relevância para o seu público-alvo, dificilmente ele será vendido. Para entender melhor esse assunto, veja os tópicos abaixo:
- Descubra que tipo de público gosta do seu conteúdo;
- Estude muito as empresas concorrentes;
- Se comunique com seus seguidores e veja as necessidades deles;
- Estude os dados demográficos de seu público;
- Verifique as métricas do seu público-alvo.
Basicamente, não adianta nada ter um ótimo conteúdo se seu público não vai consumir. Quando isso acontece, dificilmente o negócio rende alguma coisa, seja no Instagram ou em qualquer outro lugar.
Portanto, conhecer o seu público-alvo é muito importante, pois, assim, você descobrirá o que é atrativo para ele. Após descobrir isso, será possível oferecer algo que cause interesse em seu público.
Sempre analise os seus dados
Para quem divulga uma empresa no Instagram, é muito importante fazer uma análise de dados. Aliás, essa é uma das regras básicas do marketing digital. Isso vale para o Instagram ou para qualquer outra rede social.
De tempos em tempos, separe um tempo para verificar as métricas de cada post do seu perfil. Assim, ficará mais fácil saber a estratégia que deu certo e a que deve ser melhorada.
Ao fazer uma análise de dados eficiente, você consegue saber quais conteúdos atraem mais ao público. Com isso, você pode focar na ação que trouxe resultados e descartar aquela que falhou. Em suma, analisar suas métricas é essencial para que o Instagram realmente ajude sua empresa.
Comunicação com seu público
Um bom atendimento é crucial para a imagem da sua marca. Por isso, é importante olhar sua caixa de mensagens e responder seus clientes da melhor maneira possível. Além disso, é preciso responder com rapidez, especialmente se houver alguma reclamação.
A queixa de um seguidor não pode ser ignorada, do contrário, sua marca terá um grande marketing negativo. Sempre que algum cliente reclamar, explique como entrar em contato com sua empresa. Com isso, o reclamante terá um suporte para resolver o seu problema.
As Direct Messages (DM’s) do Instagram não podem ser esquecidas. Nessa ferramenta, é possível enviar links e falar com as pessoas diretamente. Ademais, esse recurso permite ao cliente acessar o site de sua empresa.
Outro ponto importante é ler os comentários das postagens e, sempre que possível, responder alguns deles. Em suma, é preciso conversar com os clientes e demonstrar que você os respeita.