Benefícios da Maca Peruana e como tomá-la

Muita gente recorre a diversos tipos de plantas e raízes medicinais para tratar as mais variadas enfermidades, e hoje vamos falar sobre os benefícios da Maca Peruana e suas propriedades terapêuticas que esses produtos naturais podem oferecer.  

A maca peruana é uma muito conhecida como um energizante natural e seu uso é bastante difundido nas diversas culturas e sociedades. Além desta, a Maca Peruana possui muitas outras propriedades e pode trazer os mais diversos benefícios para sua saúde. Confira abaixo tudo sobre os benefícios da Maca Peruana! 

O que é e os Benefícios da Maca Peruana?

Maca, Giseng-dos-Andes, Viagra-dos-Incas ou Maca Peruana é como é conhecido o tubérculo da mesma família do nabo, agrião e também do repolho. Tem origem da região dos Andes e é muito utilizada para aumento de libido e de vitalidade. Tem alto teor de fibras e gorduras e excelente para aumentar a energia do corpo. 

Principais benefícios da Maca Peruana

A maca peruana é muito indicada para pessoas com deficiência hormonal e que buscam tratamento, por conta da estimulação na produção de hormônios que a maca induz. Além disso, é muito procurada para quem apresenta problemas de disfunção erétil e baixa produção de esperma.

Mais sobre saúde

É verdade que a Maca Peruana é estimulante sexual? 

Nas suas especificidades, a Maca Peruana apresenta propriedades medicinais estimulantes, antidepressivas e tônicas, em virtude disso, é considerado um estimulante sexual poderoso e muito indicado para o aumento do desejo sexual e libido. 

Veja outros benefícios em que a Maca Peruana vai lhe ajudar! 

Muitas pessoas desconhecem os diversos benefícios que o consumo da maca peruana pode entregar e atrelam o seu uso apenas ao aumento do desejo sexual. Existe comprovação científica de que a Maca auxilia nas atividades diárias e também em diversas funções cognitivas. Veja a seguir algumas! 

Energia para atividades diárias 

Com 59% de carboidrato, que é um dos principais nutrientes responsáveis por fornecer energia para o corpo humano. Quem consome a Maca apresenta melhor condição e vitalidade para realizar atividades do dia-a-dia, como trabalhar, se exercitar, estudar e entre outras. 

Melhora concentração 

Na Maca Peruana é possível encontrar uma grande quantidade de vitamina E e de ácidos graxos que são responsáveis por aumentar o rendimento mental e consequentemente na melhora do raciocínio lógico e também da concentração. 

Redução de sintomas de ansiedade e depressão 

Ótima na estimulação da produção de hormônios e com propriedades antidepressivas, a Maca aumenta a vitalidade e por isso, auxilia na redução de diversos sintomas da ansiedade e da depressão. 

Controle da diabetes 

Devido a sua grande quantidade de fibras, a Maca Peruana reduz a absorção de glicose no organismo. O seu consumo regular promove ainda a inibição de enzimas envolvidas no processo de digestão e reduz inflamações em virtude de doenças como a diabetes tipo 2. 

Auxílio na redução de peso 

Ainda devido à grande quantidade de fibras contida na Maca Peruana, essa fornece carboidratos complexos e fibras que dão a sensação de estar saciada, o que reduz o apetite e consequentemente uma diminuição no consumo de alimentos. 

Pressão Arterial 

Rica em potássio, que auxilia a manter baixo o risco da hipertensão arterial, a maca peruana se mostrou eficiente em estudos, que mostrou a uma significativa diminuição da pressão diastólica das pessoas que faziam o uso da planta. 

Como deve ser tomada, para aproveitar todos os benefícios da Maca Peruana?

No Brasil, a maca peruana pode ser encontrada tanto em cápsulas quanto em pó. Para ingerir a maca em pó, ela pode ser diluída nos diversos tipos de líquido, como sucos, vitaminas, shakes, e até água. Ou também ela pode ser adicionada na comida, como por exemplo, em frutas. 

Para ingestão da cápsula, só ingeri-la com algum líquido, para facilitar a deglutição, como por exemplo, água ou sucos. 

Para ambos os casos, não existe uma regra de quanto deve ser ingerido por dia. Principalmente em relação a cápsula, cada fabricante preconiza uma quantidade diferente. O melhor a se fazer nesses casos, é consultar um profissional de saúde, pois ele sabe melhor, qual conduta deve ser seguida. 

Maca Peruana: quando podem ser sentidos os primeiros efeitos? 

Por não se tratar de um fármaco, e sim de um produto totalmente natural, os efeitos só passam a ser sentidos em um prazo mais longo. Por volta de 3 ou 4 semanas, com o consumo feito diariamente.  

O aparecimento dos efeitos também pode ser diferente de pessoa a pessoa, em consideração aos organismos que são completamente diferentes. 

Quem não pode tomar Maca Peruana? 

Por tratar-se de um produto natural, não existem comprovações de efeitos adversos, ou de um grupo que não deve tomar em hipótese alguma. Entretanto, é recomendado que mulheres grávidas e lactantes só façam o seu consumo sob prescrição e acompanhamento de um profissional. O mesmo vale para crianças de até 12 anos. 

Outra contraindicação é para quem possui deficiências hormonais que resultam em uma maior produção de hormônios, pois a maca peruana pode potencializar o efeito e induzir mais ainda a produção desses hormônios. 

A maca peruana de fato traz muitos benefícios para saúde e para o bem-estar. Mas, o uso indiscriminado deve ser evitado, e deve sempre se ter a opinião e o acompanhamento de profissionais da saúde quando o assunto for suplemento alimentar