Você sabe qual é a importância de ler o rótulo de cerveja?

Muitos consumidores não têm o hábito de lerem os rótulos dos produtos que consomem, tais como alimentos e bebidas. No caso das cervejas, o sabor e as preferências pessoais acabam sendo as grandes variáveis para a decisão.

Mas você sabe qual é a importância de ler o rótulo de cerveja?

O brasileiro e a cerveja

A cerveja é a bebida alcóolica preferida dos brasileiros durante o ano todo. Para se ter ideia de alguns números, o Brasil já é o terceiro maior fabricante mundial, com 13,3 bilhões de litros produzidos. O Brasil apenas perde para a China (46 bilhões) e para os Estados Unidos (22,1 bilhões).

Já em termos de faturamento, foi um total de R$ 77 bilhões, equivalente a 2% do PIB e 14% da indústria de transformação nacionais, contribuindo com R$ 25 bilhões em impostos. Ou seja, é um setor com diversos impactos para a economia brasileira, conforme pontua o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv),

Já de acordo com a consultoria Kantar, a embalagem individual (a “latinha”) é responsável hoje por 79% de todas as embalagens de cerveja consumidas no país. Porém, apesar de todo esse consumo, no geral, o brasileiro não dá atenção à leitura cuidadosa dos rótulos das bebidas.

Rótulo de cerveja: o que pode e o que não pode apresentar de informação

Os rótulos não são criados apenas como objetivos de marketing. Por exemplo, a rotulagem de bebidas é regulamentada principalmente no Decreto nº 6.871/2009, mas há também outras regras específicas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

De maneira geral, pode-se dizer que é obrigatório ter no rótulo de cerveja as seguintes informações:

• Nome empresarial e endereço do produtor ou fabricante;
  • Número do registro do produto no MAPA;
  • Denominação do produto em item distinto e destacado das demais informações do rótulo;
  • Marca comercial;
  • Lista de ingredientes;
  • Advertência sobre a presença direta ou de derivados de ingredientes alergênicos (incluindo o glúten);
  • Conteúdo líquido expresso em unidade de medida de volume;
  • Graduação alcoólica;
  • Identificação do lote;
  • Prazo de validade;
  • Advertência de que o produto é para maiores de 18 anos;
  • Frase de advertência “Evite o Consumo Excessivo de Álcool”.

Além deste grande número de informações obrigatórias para o rótulo de cerveja, a legislação do setor também identifica algumas proibições, tais como:

• O rótulo de cerveja não pode conter qualquer informação que suscite dúvida para o consumidor ou que seja falsa, incorreta, insuficiente ou que venha a induzir a equívoco, nem lhe atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa.
  • Também é proibido salientar qualidades intrínsecas da categoria cerveja, induzindo o consumidor a erro. Por exemplo, não é possível afirmar no rótulo “esta cerveja não contém colesterol”, pois nenhuma cerveja contém colesterol.

E qual é a importância de ler o rótulo de cerveja?

O rótulo torna o produto diferente, principalmente na gôndola na qual a cerveja é exposta, por exemplo, onde as embalagens são muito parecidas. Assim, em um primeiro momento, o rótulo permite o reconhecimento de uma marca perante os concorrentes e uma forma de diferenciação, além de fazer parte de uma estratégia de comunicação entre a marca e o consumidor. Pesquisas evidenciam a importância do rótulo também como instrumento de propaganda e como influenciadora de compra por parte dos clientes.

Além disso, como foi visto, o rótulo do produto é responsável por trazer informações tais como finalidade do produto, ingredientes ou composição, validade, dentre outras. São informações obrigatórias e que precisam estar claramente expostas.

Do ponto de vista do consumidor, ler o rótulo de cerveja pode ser um dos critérios para a tomada de decisão. As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor sobre se as substâncias presentes naquela determinada bebida podem ou não ser consumidas, assim como a graduação alcoólica.

Assim, a leitura dos rótulos das bebidas é uma importante fonte de informação sobre o que as pessoas estão consumindo.