Uma das vantagens de instalar um Kit solar é a possibilidade de economia de energia. Painéis solares hoje em dia são a melhor maneira de aproveitar uma energia limpa e contribuir com o meio ambiente.
Em relação ao aumento constante das tarifas de energia e ao estímulo à energia verde em vários estados, a questão da organização de seu próprio kit solar tornou-se relevante para as pessoas comuns.
Em seguida, consideramos as principais nuances do uso de painéis solares e um algoritmo de instalação detalhado que permitirá alcançar o efeito máximo.
Veja também:
O que devo considerar para instalar um kit solar?
Antes de instalar um kit solar, é importante escolher o local mais adequado para a instalação de painéis solares, seu tipo e propósito.
De acordo com esses critérios, determine os parâmetros dos painéis solares e equipamentos. Se você vai usar um kit solar para gerar eletricidade com um valor nominal de 220V, então você precisará dos seguintes elementos:
Dispositivos
Conversor fotovoltaico – permite gerar energia elétrica a partir da radiação solar através de uma reação química. Eles são caracterizados por potência na área de 1m2, desempenho e tipo.
O valor total é selecionado dependendo das necessidades do consumidor e dos volumes planejados de produção.
Bateria recarregável – acumula uma carga elétrica recebida de uma bateria solar para dispositivos de alimentação. Na hora de instalar um kit solar preste atenção na durabilidade da bateria.
Portanto, a capacidade é selecionada com uma margem na base de que em tempo nublado a carga ocorrerá muito pior.
Controlador de carga – realiza a redistribuição da eletricidade dos painéis solares para a bateria, e quando atingem o máximo, transmite o excesso para a rede externa. Na ausência de tal sistema, reduz a energia elétrica que chega à bateria ao mínimo.
Inversor – projetado para converter a tensão elétrica proveniente da célula fotovoltaica em uma tensão alternada usada em redes domésticas.
Escolhendo um Kit solar
Três tipos de painéis solares são populares como fonte de eletricidade hoje:
Com um módulo policristalino – eles diferem em indicadores de geração estável, independentemente da intensidade dos raios solares.
Além disso, as células solares baseadas em silício policristalino diferem em uma eficiência relativamente pequena, de 9 a 18%, dependendo do fabricante.
Com o tempo, a eficiência não diminui, mas as desvantagens dos elementos policristalinos incluem uma vida útil relativamente curta, cerca de 10 anos.
Com um módulo monocristalinos
Tais painéis produzem eletricidade de forma irregular em tempo ensolarado e nublado, perdem energia ao longo do tempo de operação.
Mas a eficiência da fonte de alimentação autônoma baseada no silício monocristalino está na faixa de 12 a 25%. E a vida útil dos painéis monocristalinos é de cerca de 25 anos.
Módulo policristalino e monocristalino
Com cristais amorfos usados em placas flexíveis, têm uma eficiência bastante baixa, cerca de 6%. A potência máxima reivindicada pelo fabricante diminui significativamente ao longo do tempo de operação e pode cair de 20 a 40%. A vida útil é muito baixa, não mais do que 5 anos.
Escolhendo o local e o método para instalar um kit solar
A geração ideal de corrente elétrica é fornecida para que a luz solar suficiente atinja a superfície do painel, de modo que edifícios e árvores próximas não devem sombreá-lo.
O mesmo se aplica à forma como são colocados em relação uns aos outros os painéis superiores ou laterais não devem cobrir os vizinhos.
A geração de energia ideal é alcançada com o impacto perpendicular dos raios no conversor fotovoltaico, que também deve ser levado em conta na escolha de um lugar.
O mais usado para a instalação de painéis solares:
Telhados de edifícios dependendo do ângulo de inclinação, os painéis solares podem ser localizados tanto diretamente no telhado quanto em uma estrutura especial.
Mas nem todos os ângulos de inclinação são adequados para a obtenção de eletricidade, o ideal é considerado de 0 ° a 40 °.
Painel solar no telhado do prédio. Suportes autônomos adequados para uma casa com um terreno, no qual há espaço para construção adicional.
Paredes. Apesar da posição horizontal, o painel é anexado a um quadro inclinado.
Além do espaço aberto, não se esqueça que o design escolhido deve suportar o peso do painel solar. Isso vale especialmente para edifícios em construção ou sendo modernizados, para que o mesmo teto não caia sob o peso de um kit solar.
Em relação aos pontos cardeais, é instalado a partir do sul. Localizado no solo, certifique-se de subir acima da superfície do solo pelo menos meio metro.
Note-se que o acúmulo de poeira, folhas, resíduos de animais e insetos no módulo solar reduz significativamente a eficiência de seu trabalho. Portanto, o local de instalação deve proporcionar a possibilidade de atendimento e manutenção periódica.
Etapas de instalação de painéis solares
Montar a estrutura
Quaisquer materiais duráveis (aço, alumínio ou madeira) são adequados para isso. É aconselhável usar opções duráveis, já que o kit solar irá atendê-lo por mais de um ano.
Monte o quadro
Dependendo do local que você instalar um kit solar, eles podem ser fabricados e montados separadamente do local de instalação, mas as dimensões devem levar em conta as dimensões dos painéis com antecedência. Entre o teto e a bateria, certifique-se de deixar uma abertura de ar para ventilação.
Se os módulos nos painéis não estiverem soldados juntos, certifique-se de realizar este procedimento. Executá-lo com muito cuidado, pois peças frágeis podem ser facilmente danificadas.
Módulos de solda
Se você comprou painéis prontos nos quais você não precisa soldar nada, proceda imediatamente à instalação.
A instalação de painéis solares prontos não requer manipulações adicionais, o principal é corrigi-los com segurança no quadro.
Instale painéis
Se você instalar um kit solar a partir de módulos, faça uma base de material dielétrico com orifícios para ventilação, instale uma base adesiva e feche com uma tampa transparente selada.
Os painéis podem ser conectados uns aos outros tanto em série quanto em paralelo, mas o mais importante, não se esqueça de instalar um diodo de bloqueio no circuito de energia de cada um deles.
Isso evitará que a bateria seja descarregada de volta para o circuito do módulo após o pôr do sol.
Conecte o painel solar ao resto dos elementos do Kit solar
Deve-se notar que a posição do sol no verão e no inverno é radicalmente diferente, por isso é muito eficaz ajustar o ângulo de inclinação. Para fazer isso, você pode fornecer um mecanismo móvel apropriado no quadro ou suporte. Até a próxima!
Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.
Leia mais: Tudo sobre navios cargueiros