Como Evitar IOF Compras Exterior?

Como Evitar IOF Compras Exterior? O que é o IOF e como podemos nos esquivar do mesmo fora do Brasil?

Está preparando a sua mala para viagem? Então prepare um espaço a mais para carregar as taxas de juros cobradas pelo Governo Federal.

A verdade é que o Brasil está entre um dos países mais burocratas do mundo, cobrando taxas pequenas em milhares de oportunidades, sendo o IOF uma dessas taxas.

Mas, você pode se esquivar desse imposto quando viajar pra fora. Leia conosco aqui no VRTech e descubra Como Evitar IOF Compras Exterior.

O que é o IOF?

Mas afinal, o que é o IOF? Você sabe? Antes de aprendermos como evitar IOF compras exterior, é interessante que você saiba melhor do que se trata esse imposto brasileiro.

Conforme mencionamos, o IOF é um imposto brasileiro que funciona dentro do território brasileiro, não tendo efeito em viagens exteriores.

Leia Mais: Tudo sobre Cartão Santander SX Visa

Então este artigo não tem sentido? Tem sim, vamos explicar o porquê e pedimos para que leia até o final do conteúdo para entender.

Intitulado como Imposto sobre Operações Financeiras é uma taxa cobrada pelo Governo Federal sobre suas transações, principalmente quando falamos sobre cartão de crédito.

Assim, sempre que você parcela uma compra em mais de uma única vez, será cobrado IOF sobre cada parcela solicitada.

Dessa forma, se você comprou um produto de R$100,00 e fez em 4x de R$25,00 (sabemos que terá acréscimo nas parcelas, é apenas um exemplo prático), você irá pagar uma taxa ao Governo Federal em cima de cada uma dessas parcelas de R$25,00.

Esse dinheiro não fica com o banco, trata-se de uma taxa que o dinheiro é destinado exclusivamente ao governo.

O IOF está fixado em 0,38% sobre cada uma das operações.

O IOF é cobrado no exterior?

Conforme mencionamos, não, o IOF não é cobrado no exterior.

Justamente porque você faz compras somente à vista, evitando parcelar.

Quando você viaja para o exterior, é necessário usar um cartão com bandeira internacional. Seja para a Argentina que é aqui do lado ou para a Alemanha na Europa.

Esse cartão de bandeira internacional funciona somente na função débito, não tendo a opção de parcelamento.

Essa é uma ordem do Ministério da Economia do Brasil, que delimita as instituições financeiras a obrigação de não permitirem o parcelamento de compras no exterior. Continue lendo conosco pra entender melhor.

Como Evitar IOF Compras Exterior?

Mas, e como podemos então evitar IOF compras exterior? Não há porque se preocupar com ele.

O IOF não é válido fora do Brasil. Mas, pode ser que você queira parcelar suas compras e queira saber como fazer isso. Saiba que é possível, leia nossa dica abaixo e saiba mais.

Use Ferramentas Autorizadas

Como evitar IOF compras exterior? Use ferramentas autorizadas de parcelamento e se esquive dessa taxa que pode se tornar alta.

Mas como assim ferramentas?

Acontece que existem algumas ferramentas disponibilizadas aos brasileiros que querem parcelar as suas compras no exterior, que funcionam como se fosse um PicPay ou RecargaPay.

Os mais conhecidos são:

• Power Credit;
  • E Voucher Pay.

Funciona da seguinte maneira: sempre que você for fazer alguma compra, ao invés de passar seu cartão, deverá pagar com um QR Code gerado dentro do aplicativo ou ferramenta.

Podemos acessar essas ferramentas pelo celular ou pelo computador. Dessa forma, o dono do estabelecimento recebe de maneira inteira, mas você decide a forma que irá pagar, no caso em vezes.

Os aplicativos apenas solicitam que você faça o cadastro de seu cartão de crédito e débito no app. Assim, quando compram, lançam um valor à vista no seu extrato, e logo após estornam deixando seu limite livre.

Aqui em nosso blog já trouxemos diversas dicas sobre cartão, desde crédito para negativado até cartões sem limite, vale a pena conferir!

Depois, você decide a forma que desejará pagar as parcelas feitas dentro do sistema Voucher Pay ou Power Credit. É possível parcelar através de boleto ou então na fatura de seu cartão de crédito, mas sem cobrar IOF em cima de cada uma dessas parcelas.

Vale ressaltar que são sistemas novos, então provavelmente você vai encontrar parceiros somente na América do Sul, em países como:

• Argentina;
  • Chile;
  • Paraguai;
  • Uruguai;
  • Entre outros.

Aprendeu a como evitar IOF compras exterior? Vai começar a usar algumas dessas ferramentas? Não há o que temer, elas são legais e trabalham juntas a grandes bancos internacionais. Comece a usar e pare de pagar IOF nas suas compras!