Afinal, Como Empreender do Zero? O que precisamos levar em conta caso quisermos abrir uma empresa própria e obtermos um sucesso considerável dessa forma?
Atualmente, empreender se tornou uma verdadeira moda. É muito comum vermos constantemente pessoas abrindo seus negócios próprios, desde pequenas lojas no Instagram, até grandes empreendimentos em que caem de cabeça.
Mas será que essas pessoas estão seguindo alguns pilares essenciais do sucesso dentro do empreendedorismo? Hoje, trouxemos 6 dicas para você saber de maneira melhor Como Empreender do Zero. Leia conosco!
1. Esteja pronto para desafios financeiros
Quase todas as startups atingem o solo por causa de um fator: custo para se manter. Administrar uma empresa é caro. Portanto, esteja pronto para operar com baixo custo e para qualquer eventualidade.
Lide com os impactos do fluxo de caixa economizando despesas com um mês de antecedência ou sendo criativo ao reduzir suas despesas gerais. Como parte de seu plano de negócios, certifique-se de ter uma vida financeira adequada para o sucesso.
Isso fica mais fácil quando falamos de setores que trabalham com prestação de serviços, como uma desentupidora, que não precisa de estoque, apenas de mão de obra qualificada.
Você não pode esperar ter lucro com um negócio daqui a três meses, pelo menos não se estiver começando do zero. Se você não tem dinheiro para sobreviver, não adianta começar. E a todo custo, evite a dívidas que afundem seu negócio antes mesmo de ele começar a decolar.
2. Cuide de si mesmo
Como empreender do zero? Lembre-se de sempre cuidar de si próprio.
O empreendedorismo é um estilo de vida, mas não trabalhe sem sentido. Quando você está administrando seu próprio negócio, é muito fácil se esquecer de bater o ponto.
Os dias das de trabalho árduo já se foram para você (se for bem-sucedido), mas lembre-se de separar o trabalho do lazer. Não deixe seu negócio assumir o controle de sua vida.
Você pode ter que dedicar horas extras no início para fazer seu empreendimento decolar, mas, a longo prazo, certifique-se de observar o gerenciamento do tempo para ter tempo de continuar vivendo.
Ainda no caso de desentupidora, é comum que proprietários de empresas que prestam serviços sempre colocarem seu negócio na frente de sua vida pessoal para faturar mais. Evite fazer muito disso, faz mal para você e sua saúde.
3. Leia os estudos de caso
Como empresário, você estará se concentrando em seus negócios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, quando chegar em casa e tiver algum tempo de lazer, você pode se sentir tentado a jogar videogame, ler ficção, mexer no WhatsApp ou assistir TV para relaxar. Em vez disso, leia os estudos de caso sobre seu setor no mercado atual.
Leia biografias de empreendedores de sucesso. Leia o máximo que puder sobre aqueles que vieram antes de você, o que fizeram certo e o que fizeram de errado. No final, o tempo gasto vai ser pago.
4. Assuma riscos
Como empreender do zero envolve também estar disposto a correr alguns riscos que um empregado comum não correria. Os humanos geralmente são avessos ao risco, mas parte de ser um empreendedor é estar disposto a correr riscos (e saber quais riscos são viáveis e quais não são). Saiba quais riscos irão beneficiar sua empresa e quais não irão, e aprenda a correr atrás disso.
Os esforços empreendedores não são como equações de cálculo. Não há resposta certa garantida. Às vezes você tem que analisar o mercado e dar um salto de fé. Todos, e queremos dizer todos, que já alcançaram o sucesso real correram um risco.
Artigo Relacionado: Mercado imobiliário virtual: Locar imóveis virtualmente
5. Networking
Como empreender do zero? Tenha uma boa rede de contatos, ou como termo famoso, tenha um bom networking. Não existe excesso de networking.
Nunca pare de fazer contatos, mesmo durante seu tempo livre. Não seja uma daquelas pessoas irritantes que nunca para de falar sobre seus negócios, é claro, mas faça contatos o tempo todo.
Você nunca sabe de onde virá seu próximo investimento de ouro. Você pode encontrar um novo contato enquanto pega uma cerveja em seu bar local, em um voo para visitar seus pais no natal ou em uma esquina. Você pode encontrar seu próximo parceiro de negócios em um elevador ou lavanderia.
Isso não significa ser chato e apresentar constantemente suas ideias a todos. Apenas seja humano. Seja orgânico. Conecte-se, relacione-se, converse e conheça pessoas.
Novamente levando em conta um exemplo como desentupidora, temos o exemplo da Dezjato Desentupidora, que atende em várias cidades da região e bairros de São Paulo, que consolidou-se no mercado através de um networking incrível e atualmente possui uma clientela gigantesca.
6. Nunca pare de aprender
Saber como empreender do zero é nunca parar de aprender, nunca mesmo.
Isso é fundamental para o sucesso. O mercado está mudando constantemente. Você também deveria estar. Começar o seu próprio negócio é um processo constante de crescimento e aprendizagem.
Proponha novas habilidades a si mesmo. Quanto mais você sabe, menos terá de pagar a outras pessoas para fazerem as coisas por você e mais poderá compreender o funcionamento interno do mercado.
Se você quer entrar no jogo do empreendedorismo, precisa estar pronto para avançar 110%, e isso significa se inscrever em um processo de aprendizado sem fim.
Como empreender do zero? Comece seguindo nossas dicas simples e verá que as mesmas já farão uma grande diferença em seu cotidiano!