Mercado imobiliário virtual: Locar imóveis virtualmente

Internet tem ajudado a impulsionar o mercado imobiliário virtual. Alugar imóveis virtualmente era algo que acontecia, já há algum tempo, constituindo-se em uma ferramenta inovadora para o mercado imobiliário virtual. Contudo, com a pandemia, que demandou medidas de distanciamento social, muitas coisas tiveram que ser usadas massivamente da Internet e com o mercado de locação não foi diferente.

Para evitar a disseminação e contágio dos vírus, as pessoas e as empresas se viram obrigadas a se adaptar à nova realidade e usar da criatividade para realizar uma série de ações. Surpreendentemente, as pessoas gostaram de vivenciar a experiência de locação virtual, o que faz com que essa atividade se torne uma tendência.

Mercado imobiliário virtual: O potencial da locação pela Internet

O mundo mudou e isso é inegável. A pandemia provocou fortes momentos de crise, soluções inusitadas, transformações profundas nas relações e grandes avanços tecnológicos em um nível e velocidade que nunca havia sido visto. Como se pode imaginar, isso provocou mudanças expressivas na locação de apartamentos na Vila Mariana, por exemplo, famoso bairro de São Paulo.

De acordo com algumas pesquisas, o mercado de aluguel de imóveis, influenciado pela criação da imobiliária digital até antes mesmo da ocorrência da pandemia, continua firme nessa migração para o ambiente virtual.

Essa pesquisa evidencia que cerca de 65% das pessoas que estão à procura de moradia estão propensas a firmar contrato de modo virtual e, pasme, isso continua acontecendo mesmo tendo se passado quase um ano do surgimento da pandemia aqui no Brasil.

É fato que o isolamento social, imprescindível para a contenção da curva ascendente de transmissão do vírus, acabou se transformando em um distanciamento. Todavia, mesmo assim a locação de imóveis virtuais permanece firme na preferência dos consumidores, o que sem sombra de dúvida faz muitas imobiliárias e corretores reverem seus conceitos.

Contrato virtual também conquista público

O que o estudo citado anteriormente mostra é que não somente houve um aumento da preferência pelas visitas online apenas. Com efeito, foi todo o mercado imobiliário virtual que se apresentou e se consolidou de maneira forte e ampla.

Depois da adaptação dos cartórios para uma boa parte dos serviços no ambiente virtual, entre eles o próprio registro de venda e compra, o que se observa é uma abertura bem evidente e uma disposição ainda mais robusta do consumidor para fechar contratos de locação de imóveis de forma virtual também.

Essa tendência do mercado consumidor não se constitui propriamente em uma surpresa. Com os recursos tecnológicos fazendo com que os meios virtuais se tornem cada vez mais seguros, locatários e proprietários depositam uma confiança infinitamente maior no mercado imobiliário virtual, algo que veio para ficar, e obrigará empreendedores a se adequar a esta nova realidade.

Outro elemento importante, além do fato de que o distanciamento social que deve continuar constituindo-se como um costume saudável mesmo quando a pandemia acabar, o aluguel de imóveis pela Internet ajuda a economizar tempo, diminuir despesas e ainda elimina de forma praticamente total a burocracia que era algo muito típico desse mercado de imóveis.

Atualmente, um estudo aponta que quase a metade das pessoas entrevistadas assinariam um contrato imobiliário de modo inteiramente virtual. Em outras palavras, o corretor que continua apostando o cotidiano da sua imobiliária unicamente nos serviços de caráter presencial está destinado a ser fagocitado pelas tendências.

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Mercado imobiliário virtual: A necessidade do investimento em tecnologia

Mercado imobiliário virtual Investimento em tecnologia
Mercado imobiliário virtual Investimento em tecnologia

Diante de um cenário como esse, é óbvio que a migração dos serviços presenciais para a imobiliária digital e os seus respectivos serviços virtuais exige um determinado investimento em tecnologia, uma boa dose de disposição e tempo.

Os profissionais do setor imobiliário que acostumaram-se a operar sempre da mesma maneira, contrários aos avanços tecnológicos, necessitam reanalisar as suas prioridades. Por um lado, é necessário alterar as suas rotinas, dando maior abertura para a automação que gera mais tempo para o atendimento ao cliente.

E boa parte deles procura empresas imobiliárias de alto nível, super ligadas com os novos tempos e com os profissionais que estão familiarizados e atualizados com os meios digitais. A maior vantagem atualmente é poder contar com sistemas tecnológicos específicos para o mercado imobiliário virtual, que simplificam o cotidiano do corretor e propiciam ferramentas eficientes para a locação de imóveis virtuais.

Entretanto, é de suma relevância que o corretor saiba usar esses sistemas e seus instrumentos como elemento constituinte de uma estratégia assertiva, que forneça ao cliente as facilidades que ele deseja obter na locação digital.

Disponibilização de informações que captem clientes

Ter ciência de como o consumidor está se comportando, quais são os seus desejos e suas preferências é essencial para a elaboração dessa estratégia. Por esse motivo, além de montar um sistema imobiliário eficiente, é necessário fornecer informações que despertem o interesse do público-alvo, que transmita segurança ao cliente e evidencie a perícia do seu negócio.

Possuir acesso a vídeos e fotos do imóvel é crucial para 88% dos usuários e, para cerca de 82% deles informações simultâneas a respeito da localização é muito importante para a locação virtual de imóveis.

Por outro lado, possuir canais de comunicação eficazes, múltiplos e rápidos é igualmente relevante. O WhatsApp, por exemplo, é o mais querido de quase 60% das pessoas entrevistas na pesquisa.

Posteriormente, em ordem decrescente, estão os e-mails com recomendações de locais parecidos aos pesquisados, a existência de chatbot para solução de dúvidas, bons filtros de busca e tours virtuais pelos imóveis disponíveis para locação.

No entanto, vale muito a pena dizer que não basta se preocupar somente com suas estratégias nos meios físicos, mas também nos meios digitais. A concorrência certamente está antenada com tudo o que acontece no mercado e está ávida para que você fique desatento para abocanhar uma fatia desse negócio lucrativo.

Além disso, a maioria dos profissionais do setor creem que em questão de pouco tempo os contratos serão assinados de maneira inteiramente digital. Sendo assim, é relevante e útil que você aposte forte na tecnologia para ser mais competitivo no mercado.

Agora que você sabe quais os motivos que levam a locação virtual de imóveis a ser uma tendência cada vez maior, curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!