Quer descobrir o que significa a expressão “na cabeça” presente no Jogo do Bicho? Então veio ao lugar certo!
Aqui você vai descobrir não só isso mas também como que este popular jogo brasileiro já enraizou expressões bem mais comuns em nosso cotidiano.
Origem histórica do Jogo do Bicho
Você sabia que o Jogo do Bicho já existe a mais de 100 anos? E acredite, neste tempo foram várias as influências e até escândalos que já envolveram este amigável jogo.
Em 1892 o Barão João Batista Viana Drummond teve a ideia de criar um tipo de sorteio para os visitantes de seu Zoológico.
Na entrada a pessoa recebia a imagem de um dos 25 animais presentes no zoo. No fim do dia um sorteio era realizado e aquele que fosse contemplado receberia uma quantia em dinheiro equivalente a 20 vezes o valor do bilhete de entrada.
A brincadeira deu tão certo que rapidamente se popularizou. Depois disso surgiram várias versões diferentes até termos hoje o Jogo do Bicho como o conhecemos.
Expressões que surgiram do Jogo do Bicho
Como dito anteriormente, o Jogo do Bicho já existe a mais de 100 anos. Nesse tempo várias foram as expressões oriundas dele que passaram a fazer parte do nosso vocabulário, veja por exemplo:
Fazer Vaquinha
Quem nunca ouviu essa expressão antes? Seja para bater a laje na casa do amigo, comprar um presente ou simplesmente socorrer alguém de um sufoco financeiro.
Se trata de uma expressão tão comum que não fazemos ideia de sua origem.
Mas a verdade é que essa famosa expressão surgiu de outro grande símbolo cultural do Brasil, o Futebol!
Em 1923 a torcida do Vasco da Gama resolveu criar um estímulo para os jogadores, eles juntaram um dinheiro e o distribuíram para os jogadores ao fim das partidas, mas os valores iriam variar conforme o resultado do jogo.
Cada resultado tinha um nome de um animal do Jogo do Bicho e o valor pago era o número representado por ele. Empate era cachorro e pagaria 5 mil, vitória simples era Coelho e pagaria 10 mil, mas se fosse uma grande vitória aí era Vaca e o pagamento era de 25 mil.
Pode parecer estranho isso nos dias de hoje, mas é importante lembrar que naquela época os jogadores eram, em sua maioria, amadores e não ganhavam os salários milionários que vemos atualmente.
Deu Zebra
E novamente temos o Futebol e o Jogo do Bicho fazendo história.
Em 1964 estaria para acontecer uma partida entre o Vasco da Gama e o Portuguesa, momentos antes da partida o técnico do Portuguesa deu uma entrevista na qual disse que as chances de seu time ganhar eram as mesmas de dar zebra no Jogo do Bicho.
Isso foi dito porque o técnico não estava muito confiante e a zebra não faz parte dos 25 animais do Jogo do Bicho.
O que ninguém esperava é que o Portuguesa ganhou a partida e os repórteres aproveitaram para anunciar que havia dado zebra para o Vasco.
Homossexualidade e o número 24
Não é por coincidência que só aqui no Brasil o número 24 possui alguma relação com o homossexualismo, e agora já conseguiu facilmente entender o porquê.
Basicamente porque o Veado representa o número 24 dentro do Jogo do Bicho. Como o animal já era associado ao homossexualismo foi só uma questão de tempo para o número também ter essa ligação.
Na Cabeça no Jogo do Bicho
Aqui já temos uma expressão usada apenas entre os apostadores do Jogo do Bicho. Ocorre que o resultado do Jogo do Bicho é composto de 5 sorteios, cada um deles com um número de 4 dígitos, por exemplo:
1º – 7073
2º – 4062
3º – 9064
4º – 8413
5º – 6506
São diversas as modalidades de apostas, só que a mais difícil é a de Milhar. Nela você aposta em um número composto de 4 dígitos (muitos usam a placa do carro) e caso seja sorteado logo no 1º resultado você ganha um prêmio equivalente a 4000 vezes o valor apostado.
Quando alguém realiza essa grande façanha, é dito então que deu Na Cabeça, também pode-se usar a expressão “milhar seca” por ser uma aposta de Milhar que não precisou se estender aos outros 4 sorteios.
Agora que você já sabe o significado de Na Cabeça, basta só fazer uma vaquinha com os amigos, apostar alguns números, acertar a milha seca e fazer a festa!
No fim só não pode dar zebra não é mesmo?