Os benefícios inesperados de um escritório de coworking

A coisa maravilhosa sobre um escritório de coworking é que você pode escolher o ambiente que melhor se adapta às suas necessidades. No entanto, isso não é tudo. Existem outras maneiras de otimizar os lucros

Não importa se você é um empreendedor emergente ou se trabalha para uma grande empresa internacional, é provável que esteja familiarizado com o conceito de coworking. Mas tem certeza de que conhece todos os benefícios que ele oferece? Aqui, compartilhamos os benefícios menos óbvios que o seu escritório de coworking oferece e como você pode utilizá-los para atender aos seus próprios objetivos.

  1. Escolha o seu escritório de coworking com muito cuidado

Para obter o máximo do seu espaço, a primeira coisa que você precisa fazer é ter certeza de que está no espaço certo para você. Seu tipo de setor (criativo x profissional), estabelecimento de negócios (corporativo x filial corporativa) e preferências pessoais (‘A que distância de casa eu quero estar?’) São fatores que devem ser levados em consideração ao decidir onde instalar seu negócio.

Escolher o espaço certo para o seu negócio é fundamental. Por exemplo, se você gosta de espaços criativos e animados com muita atividade ao seu redor, encontre um escritório de coworking que se encaixa nisso. Se preferir algo um pouco menor e sem muita atividade por perto, procure. Tem que ser um complemento perfeito se essa vai ser a sua casa comercial.

As opções são muitas. Procure espaços onde haja pessoas com quem você possa aprender, com quem possa colaborar ou com quem possa trabalhar. É isso que ajuda as empresas a crescer e prosperar. Os negócios de cada pessoa estão em um estágio diferente e lugares como esse são perfeitos para eles.

  1. Fale sobre coisas triviais

Nos escritórios de coworking, você tem a oportunidade de conhecer pessoas com ideias semelhantes e aprender com elas; seja sobre como fechar adequadamente o saldo contábil, como esquecer o trabalho quando não estiver trabalhando ou algumas dicas para tornar o trabalho diário mais fácil.

Steve Pritchard, fundador do site de comparação de seguros, diz que compartilhar um espaço de trabalho com outras empresas é uma ótima maneira de construir relacionamentos, embora ele evite pressa.

“Pode ser bastante desconfortável a primeira vez que você entra em um escritório de coworking”, explica ele. “Nem todo mundo que está lá virá falar com você, algumas pessoas estão lá especificamente para trabalhar e não veem este lugar como uma ocasião para socializar ou fazer contato com outras pessoas. 

Portanto, um bate-papo é a forma ideal de testar as águas para ver quem está interessado em ter um tipo de relação de trabalho que vai além de apenas compartilhar o mesmo espaço de trabalho.

“Os relacionamentos podem se desenvolver e você pode ter uma conversa mais agradável e informal após algumas semanas de comunicação regular com seus colegas de trabalho, bem como trocando dicas e histórias que podem ser de grande utilidade à medida que o seu negócio avança.”

Você também poderá gostar de:

O que é endereço fiscal?

  1. Experimente diferentes áreas dentro do espaço

Os dias de estar amarrado à sua mesa em um escritório central acabaram. Graças aos escritórios de coworking, você normalmente tem a flexibilidade de se mover e se sentar em lugares diferentes dependendo do tipo de trabalho que você faz durante o dia. Nas salas de reuniões, espaços de relaxamento e cafés no local, você pode escolher a opção que melhor se adapta ao seu humor e objetivos.

Alugue pequenas suítes para se reunir com seus clientes ou encontre um quarto silencioso, em uma área sem crianças, para ligar para seus clientes.

  1. Conheça o gerente do escritório

Há um benefício claro em saber o que acontece em seu escritório de coworking a cada semana. Embora seja fácil manter a cabeça baixa e se concentrar em seu próprio trabalho, você pode estar perdendo oportunidades de se conectar e crescer facilmente. Faça do gerente do seu escritório seu novo melhor amigo (ou pelo menos tente conhecê-lo melhor do que alguém para quem você acena) para descobrir imediatamente o que está acontecendo. 

Ele ou ela não apenas sabe o que outras empresas trabalham no prédio, mas são mais adequadas para mantê-lo a par dos eventos planejados e até mesmo do que você pode ver ou fazer na área local.

Em um escritório de coworking, o papel de um gerente de comunidade não pode ser superestimado. Ele conhece e dá as boas-vindas aos novos membros com um sorriso amigável, é responsável pela organização de eventos sociais, cria um ambiente de colaboração e faz com que cada membro se sinta bem.

O segredo não é oprimi-los ou incomodá-los, mas estabelecer um relacionamento útil. Com isso em mente, pense também no que você pode dar em troca. Por exemplo, você fica feliz que o gerente do escritório conte a seus colegas de trabalho sobre sua empresa e o recomende como interlocutor para novas ideias?

  1. Tenha o equipamento certo

Sair do relativo conforto e segurança de um escritório tradicional também significa que você precisa pensar no equipamento certo para ajudá-lo em qualquer trabalho que faça. Claro que você precisa de um laptop e telefone, mas que outro equipamento essencial você precisa trazer com você?

Os aparelhos auditivos são outro aspecto essencial, pois ajudam a focar quando o espaço fica mais movimentado e barulhento. Procure alguns que tenham cancelamento de som e que você possa usar sem música se quiser se desconectar do ambiente.

  1. Não use isso o tempo todo

Pode parecer contraintuitivo, mas uma das melhores maneiras de obter o máximo do seu escritório de coworking pode ser não o usar o tempo todo. Os escritórios de coworking podem ser ótimos para realizar tarefas criativas, mas não tão ótimos para questões administrativas, ou vice-versa. Se a empresa para a qual você trabalha tem várias sedes, pode ser útil visitar esse local para se encontrar cara a cara com seus colegas a cada mês, por exemplo.