Qual o melhor Z-Wave ou ZigBee?
Se você tem lido sobre casas inteligentes, certamente leu esses dois nomes. Z-Wave e ZigBee são padrões sem fio usados por dispositivos inteligentes para se comunicarem entre si. Ambos são alternativas muito boas para os canais de comunicação “mais padrão”, como Wi-Fi e Bluetooth.
Ambos os protocolos possuem características semelhantes que tornam a escolha difícil, mas necessária.
Neste artigo a seguir: Qual o melhor Z-Wave ou ZigBee? Apresentaremos as semelhanças e diferenças entre o Z-Wave e o ZigBee, para que você possa ter mais informações sobre a escolha que mais atende às suas necessidades.
Os dois padrões de automação residencial enfrentam as seguintes características:
- Confiabilidade
- Compatibilidade
- Escopo
- Contexto
- Segurança
- Potência, consumo e radiação
- Compatibilidade Global
- Preço
1.Qual o melhor Z-Wave ou ZigBee em relação a Confiabilidade?
Se seus dispositivos inteligentes não forem confiáveis, você terá dificuldades. É frustrante que algo não funcione quando você deseja. A confiabilidade costuma ser uma preocupação quando você pensa em tornar sua casa inteligente e escolher um protocolo confiável é definitivamente importante. Especialmente quando se trata de proteção e segurança.
Tanto o Z-Wave quanto o ZigBee são considerados confiáveis, mas o Z-Wave ainda leva o bolo neste segmento. O motivo é a banda de frequência em que funciona. Enquanto o ZigBee usa bandas de frequência frequentemente saturadas (sim, sim … por causa do Wi-Fi), o Z-Wave opera em uma frequência diferente em cada região. Semelhante a dirigir em uma rodovia sem carros, o Z-Wave tem uma chance menor de interferência, perda de sinais ou sinais não confiáveis devido ao congestionamento da rede.
Não estamos dizendo que o ZigBee não seja confiável, mas que os usuários são mais propensos a ter problemas em uma rede ZigBee do que em uma rede Z-Wave.
2. Compatibilidade
Você provavelmente deseja controlar todos os seus dispositivos usando um controlador e um aplicativo. Ter vários controladores e aplicativos tornará sua casa inteligente muito menos amigável. Para conseguir isso, todos os seus dispositivos devem ser capazes de se comunicar uns com os outros, eles devem ser compatíveis. E para fazer isso, eles devem oferecer suporte ao mesmo protocolo de rede. Você também deve pensar nos seus produtos futuros: eles serão compatíveis com os anteriores?
A Z-Wave Alliance é responsável pela certificação de todos os dispositivos Z-Wave, o que é um dos principais motivos pelos quais o Z-Wave pode ser considerado superior ao ZigBee. Graças a esses controles, você pode ter certeza de que todos os dispositivos Z-Wave funcionarão com todos os controladores Z-Wave, desde que sejam certificados. No momento em que este livro foi escrito, havia mais de 700 empresas com mais de 2.600 produtos certificados. Com Z-Wave, ao comprar um novo dispositivo inteligente, procure um logotipo Z-Wave de marca registrada no produto. Contanto que o dispositivo seja certificado, você poderá conectá-lo à sua rede existente e o dispositivo começará a se comunicar com seu hub e outros dispositivos inteligentes Z-Wave em sua rede.
Semelhante à Aliança Z-Wave, existe uma Aliança ZigBee. A compatibilidade do dispositivo ZigBee não é tão forte devido à sua certificação de dois níveis: certificação de hardware e certificação de software. Se você estiver comprando um novo dispositivo, mesmo que diga “ZigBee pronto”, ele pode não funcionar com todos os seus dispositivos atuais porque apenas o hardware é certificado e não o software. Ainda existem muitos dispositivos ZigBee que são compatíveis uns com os outros. Quando for às compras, procure a certificação de automação residencial ZigBee.
3. Escopo
Outra coisa importante a se considerar é o alcance do sinal. Se você tem uma casa grande ou se deseja usar dispositivos ao ar livre, seu controlador deve enviar e receber dados de longas distâncias.
O ZigBee tem um alcance de 10-20 metros, o que pode ser suficiente em ambientes internos, mas não atinge um alcance de até 100 metros do Z-Wave.
Isso significa que com o Z-Wave você tem mais tranquilidade quando se trata de confiabilidade, pois dispositivos distantes fora do alcance podem se tornar não confiáveis. Tanto o Z-Wave quanto o ZigBee criam uma rede mesh, o que significa que os dispositivos também funcionam como repetidores. Se você tiver um dispositivo em cada sala, o alcance ZigBee pode ser suficiente. Caso contrário, você terá problemas e será forçado a mover o controlador e / ou dispositivos. Se você acha que isso pode ser um problema para você, recomendamos que você escolha Z-Wave.
4. Configuração
Como já mencionamos, tanto Z-Wave quanto ZigBee são redes mesh , o que significa que os dispositivos podem funcionar como repetidores, de forma que o sinal pode “pular” de um dispositivo para outro. Z-Wave só permite até 4 saltos de sinal, o que significa que do hub, o sinal pode saltar para 3 dispositivos adicionais. Além disso, uma única rede Z-Wave tem um limite superior de 232 dispositivos conectados.
ZigBee é muito mais flexível neste segmento. Não há limite de quantas vezes o sinal pode saltar de um dispositivo para outro. Ele pode saltar de 100 dispositivos se você configurá-lo para fazer isso, já que o número potencial de dispositivos que podem ser conectados a uma única rede ZigBee é na casa dos milhares.
Dito isso, qual é o melhor e mais útil? Embora seja verdade que ZigBee seja mais flexível no número de nós, temos que pensar no uso no mundo real e em casos práticos. É realista conectar 5000 dispositivos e fazer o sinal saltar centenas de vezes? Mais provável que não. ZigBee permite mais bounces, o que em teoria permitiria configurar dispositivos mais distantes, mas temos que levar em consideração o alcance do sinal. Como mencionamos anteriormente, o alcance do sinal dos dispositivos Z-Wave é muito maior do que o do ZigBee. Com esse recurso, o ZigBee compensa seu curto alcance de sinal, embora você provavelmente não use muito esse recurso.
5. Qual o melhor Z-Wave ou ZigBee em relação a Segurança?
Quando há tantos dispositivos em sua casa, conectados uns aos outros, você pode se perguntar o quão segura é a rede. A última coisa que queremos é que algum criminoso malicioso tenha acesso a todos os nossos dispositivos domésticos. Incluindo a fechadura da porta de casa.
Felizmente, o Z-Wave e o ZigBee usam o padrão de criptografia AES 128, que também é usado por governos e bancos. Isso torna as duas redes muito seguras.
No início, a segurança Z-Wave se aplicava apenas a produtos de controle de acesso, como fechaduras e abridores de portas de garagem. Isso não é mais o caso. Para obter a aprovação da Z-Wave Alliance, cada dispositivo Z-Wave deve incluir a nova estrutura Security 2 de próxima geração, tornando quase impossível hackear o dispositivo durante o processo de inscrição .
Nenhuma rede pode prometer 100% de segurança, mas tanto o Z-Wave quanto o ZigBee têm os mais altos padrões de segurança, então não há razão para se preocupar.
6. Potência, consumo e radiação
Quando falamos sobre consumo de energia, as forças se equilibram entre os dois. Ambas são consideradas redes de muito baixo consumo de energia. Comparados ao Wi-Fi, eles consomem apenas uma fração de sua energia. Esta é uma das principais razões pelas quais são tão populares. Uma pequena bateria, que duraria alguns dias em um dispositivo Wi-Fi, poderia alimentar um dispositivo Z-Wave ou ZigBee por anos. Isso não se aplica a dispositivos que funcionam como repetidores: eles consomem muito mais energia. Recomendamos que você não configure seus dispositivos como repetidores, a menos que seja necessário. Dispositivos alimentados por bateria não podem ser configurados como repetidores.
Se falamos sobre as diferenças no consumo de energia entre Z-Wave e ZigBee, não podemos dizer que um é claramente mais eficiente do que o outro, embora talvez estejamos mais inclinados para Z-Wave porque ele não tem tanta competição em sua frequência faixa. No passado, o ZigBee era mais eficiente em termos de energia do que o Z-Wave, mas a diferença se tornou cada vez menor nos últimos anos, especialmente com a introdução dos dispositivos Z-Wave Plus.
O Z-Wave opera na banda de frequência de 908 MHz. Você não precisa lidar com a banda de 2,4 GHz frequentemente muito ocupada que o ZigBee usa. Freqüências lotadas podem causar interferência que resultará em sinais perdidos ou não confiáveis, repetição de comunicações (levando a um maior consumo).
Você também pode ter baixa confiabilidade se seus dispositivos estiverem fora do alcance. Como os dispositivos Z-Wave têm um alcance um pouco maior do que o ZigBee, você pode esperar menos problemas de confiabilidade de problemas de alcance.
Como resultado, o Z-Wave tende a ser mais confiável do que o ZigBee. Isso não quer dizer que uma rede ZigBee projetada corretamente não seja perfeitamente confiável. Mas é mais fácil ter problemas com ZigBee do que com Z-Wave.
A radiação também é controversa. Embora em ambos os tipos de equipamento, seja Zigbee ou Z-Wave, possamos descartar qualquer tipo de radiação eletromagnética prejudicial à saúde, os dispositivos Z-Wave que funcionam em ambientes de 800mhz emitem dramaticamente menos radiação eletromagnética do que seus equivalentes em potência na banda de 2,4 Ghz.
7. Compatibilidade Global
ZigBee tira vantagem disso. Embora a frequência de 2,4 GHz tenha a desvantagem de ser uma frequência saturada, como mencionamos anteriormente, ela é suportada em todo o mundo. Não importa para qual país você mova seus dispositivos ZigBee, eles não terão problemas para se conectar à frequência padrão de 2,4 GHz.
Esse não é o caso do Z-Wave. Z-Wave usa diferentes frequências de rádio em diferentes continentes. Isso significa que, se você se mudar, terá que comprar novos dispositivos. Você não pode simplesmente mover uma rede Z-Wave dos Estados Unidos para a Europa.
8. Qual o melhor Z-Wave ou ZigBee em relação ao Preço?
Não há um vencedor claro aqui. Tanto o Z-Wave quanto o ZigBee oferecem uma variedade de dispositivos inteligentes para você escolher. Você pode encontrar dispositivos com preços diferentes, para que possa escolher o que se encaixa no seu orçamento.
Qual o melhor Z-Wave ou ZigBee? Qual deles você deve escolher?
É impossível listar todas as razões possíveis pelas quais você pode escolher um ou outro. A escolha é pessoal e existem algumas razões possíveis pelas quais você pode escolher um em vez do outro. Por exemplo, Amazon Key só funcionará com ZigBee. Então, se você quiser que seus itens Amazon sejam entregues em sua casa, você terá que ir com ZigBee. Para outros, a única coisa importante pode ser a confiabilidade, neste caso, escolha Z-Wave. Cada um de nós tem necessidades diferentes, então faça uma avaliação e escolha o que melhor se adapta a você.
Mas se tivéssemos que decidir por um (e tínhamos que fazer), recomendaríamos o Z-Wave. Em nossa opinião, os benefícios do Z-Wave superam os benefícios do ZigBee.
E então, o que achou de ler sobre Qual o melhor Z-Wave ou ZigBee? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje sobre tecnologia na VRTech? Conte a nós, comente abaixo!