Hoje vamos explicar o que é automação residencial. A automação residencial é o conjunto de tecnologias que possibilitam a automação de determinadas ações dos objetos de uma residência.
O que é automação residencial
A automação residencial permite a comunicação entre o usuário e um sistema de objetos conectados que compõem uma casa.
Os objetos conectados são qualquer dispositivo com uma conexão à Internet. Isso é possível graças à Internet das Coisas (IoT).
Um sistema de automação residencial coleta as informações desses objetos conectados, processa-as e emite ordens que automatizam determinadas ações estabelecidas pelo usuário.
Domótica e Wi-Fi andam de mãos dadas, pois permitem o controle de objetos domóticos por meio da intercomunicação e da transferência de informações entre todos os dispositivos que compõem o centro de automação residencial de uma casa.
A domótica está orientada para o conforto dos utilizadores através da automatização de partilhas num ambiente wireless que permite formar o que se designa por casa inteligente .
Como funciona a automação residencial
A automação residencial incorpora novas tecnologias nos equipamentos de residências e edifícios para que o usuário possa controlar de forma centralizada todos os dispositivos que compõem a instalação.
Esses dispositivos possuem sensores integrados que permitem coletar informações e se comunicar com a central de automação residencial por meio de uma rede de comunicação.
O sistema de automação residencial pode ser gerenciado de forma centralizada por meio de um painel de controle que permite ao usuário monitorar sua casa inteligente pessoalmente ou remotamente por meio de dispositivos.
O que é a Internet das Coisas?
IoT (Internet of things) é um sistema de objetos que coletam dados em tempo real por meio de sensores que permitem processar e transmitir essas informações tanto para o servidor quanto para outros dispositivos.
A Internet das Coisas colabora com a automação residencial ao integrar esses objetos conectados em uma ferramenta com a qual certas ações podem ser automatizadas.
Essa interconexão de objetos por meio da tecnologia IoT favorece a construção de uma casa inteligente gerenciada remotamente por qualquer dispositivo que receba essas informações de um objeto conectado e possa processar uma resposta.
Aplicativos de automação residencial
As diferentes aplicações da automação residencial visam melhorar a qualidade de vida dos usuários e podem ser agrupadas em diferentes categorias:
- Eficiência energética : o controle de automação residencial de uma casa permite monitorar e otimizar o consumo global de energia por meio de uma gestão eficiente.
- Conforto: a possibilidade de controlar remotamente diferentes tarefas domésticas e até programá-las automaticamente através da central de domótica torna a estadia mais confortável.
- Segurança: os sensores dos diferentes objetos ligados ao sistema de domótica permitem a supervisão remota da casa e a programação de respostas a possíveis interferências no sistema de segurança.
- Acessibilidade: a domótica visa possibilitar a qualquer pessoa, independentemente do seu grau de capacidade, o aproveitamento dos elementos da casa.
- Comunicação: é a base de qualquer sistema domótico, uma vez que permite a ligação do utilizador aos diferentes dispositivos ligados e permite o controlo remoto do sistema domótico.
Exemplos do que é automação residencial
Existem muitos exemplos do que é automação residencial. A casa inteligente não só permite que determinadas tarefas sejam realizadas remotamente, mesmo de fora de casa, graças ao controle remoto por meio de dispositivos.
Em uma casa domótica , vários cenários podem ser previstos e diferentes respostas podem ser programadas de acordo com cada uma dessas situações.
- Com um termostato inteligente, você pode simplesmente regular a temperatura da sua casa de qualquer lugar ou programar o sistema de aquecimento ou ar condicionado para ligar quando detectar que alguém está se aproximando da casa por meio de geolocalização.
- As persianas domóticas podem ser controladas remotamente ou programadas para abrir ou fechar durante um intervalo de tempo determinado com base nas condições climáticas externas.
- Além de regular manualmente a intensidade da iluminação de um ambiente, com uma casa inteligente ela pode ser programada para que a luz comece a diminuir automaticamente a partir de um determinado horário e até mesmo ser acompanhada por uma mudança gradual de temperatura por meio do termostato .
- Com as câmeras conectadas a uma central de automação residencial, não só a imagem pode ser vista ao vivo de qualquer lugar. Você também pode programar o fechamento de todas as janelas e portas da casa inteligente se uma presença inesperada for detectada.
E então, o que achou de ler sobre o que é automação residencial? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje no VRTech? Conte a nós, comente abaixo!