Como recuperar a senha do Wifi? – Aprenda no Windows e Mac!

Como recuperar a senha do wifi a partir de um PC? É fácil ou não? O que devemos fazer pra ter acesso a alguma senha que acabamos perdendo? Vamos ensinar nesse tutorial que é bem simples!

Antes de chegar ao cerne do tutorial, para explicar quais são as operações a serem realizadas para tentar recuperar as senhas wifi, existem algumas informações preliminares que devemos fornecer a você.

Vamos começar de um ponto fixo: recuperar a senha do Wi-Fi é uma prática absolutamente legal no que diz respeito às suas redes sem fio. Por outro lado, tentar intervir nas chaves de acesso das redes sem fios de terceiros sem autorização constitui uma grave violação da privacidade e pode até representar um crime.

Se no futuro você quiser evitar a perda da chave de acesso à sua rede sem fio, recomendamos que você considere o uso de um gerenciador de senhas, ou seja, um software que permite armazenar senhas e outros dados confidenciais.

Agora, leia com a gente o nosso tutorial simples abaixo e descubra de maneira direta e prática como recuperar a senha do wifi usando um computador, seja ele um Windows 10 ou então um Mac. Leia!

Como recuperar a senha do wifi a partir do Windows 10?

Como recuperar a senha do wifi no Windows 10?
Como recuperar a senha do wifi no Windows 10?

Por padrão, o Windows armazena as senhas das redes sem fio às quais você se conecta com o PC, para que você não tenha que digitá-las novamente de vez em quando, e permite que você volte aos dados em questão (pelo menos no que diz respeito às conexões ativas).

Para tentar recuperar senhas wifi do Windows 10, portanto, você pode aproveitar este recurso. Como? Clique com o botão direito no ícone de rede localizado no canto inferior direito, ao lado do relógio do sistema, e escolha o item “Abrir rede e centro de compartilhamento” no menu que aparece.

Na nova janela que aparece na área de trabalho, clique no nome da rede sem fio de seu interesse e, na janela seguinte que se abre, clique no botão “Detalhes” e escolha a guia “Segurança”.

Depois de concluir as etapas acima, você poderá ver a senha da rede Wi-Fi à qual está conectado no momento ao lado da “Chave de segurança da rede”. Se a senha não estiver visível, basta colocar uma marca de seleção ao lado de “Mostrar caracteres”.

Como recuperar a senha do wifi em um computador Mac?

Como recuperar a senha do wifi em um Mac?
Como recuperar a senha do wifi em um Mac?

Você está usando um computador da marca Apple e gostaria de saber como recuperar a senha do wifi?

Nesse caso, as senhas usadas para acessar as redes sem fio armazenadas no passado são armazenadas no “Keychain Access”, o aplicativo padrão do macOS por meio do qual você pode visualizar todos os dados de login  salvos no seu computador e em outros dispositivos Apple conectados para a mesma conta iCloud.

Dito isso, para aproveitar as vantagens do Keychain Access para seu propósito, acesse o “Launchpad” clicando em seu ícone localizado na barra do Dock, abra a pasta “Other” e selecione o ícone do aplicativo.

Na janela que aparece na área de trabalho, clique no item “Sistema” que você encontra na seção “Chaveiros”, à esquerda, clique no item “Senha” na seção “Categoria” (sempre localizada à esquerda), localize o nome da rede sem fio de seu interesse na lista à direita e clique duas vezes sobre ela.

Eventualmente, você pode ajudá-lo a identificar a rede digitando seu nome no campo de pesquisa no canto superior direito.

Depois de concluir as etapas acima, na janela seguinte que se abre, verifique se a guia “Atributos” está selecionada (caso contrário, você pode fazer isso sozinho) e marque a caixa ao lado de “Mostrar senha”.

Na nova janela que lhe será mostrada neste momento, digite o nome da sua conta no macOS e a senha associada a ela e, a seguir, clique no botão “Permitir”, para desbloquear o acesso ao conteúdo de seu interesse. A seguir, você encontrará a senha da rede de seu interesse clicando na opção “Mostrar senha”.

E pronto, aprender a como recuperar a senha do wifi foi realmente muito fácil, não é mesmo? Até a próxima!