Aprender como montar um quarto gamer é o sonho de todos aqueles que adoram jogar videogame mas não gostam de compartilhar o mesmo cômodo com outras pessoas da casa.
Só que se você pensa que montar um quartinho gamer é apenas comprar o melhor computador ou a melhor televisão, saiba que há muitos outros critérios a serem observados e executados.
E é exatamente isso que vamos entender no artigo de hoje. Portanto, continue a sua leitura e saiba tudo sobre o tema.
Como montar um quarto gamer – Passo a passo
Para aprender como montar um quarto gamer, você precisa considerar várias questões relacionadas a estética, acabamentos e conforto. Isto é óbvio. Afinal, você vai querer deixar ele do jeito que você sempre sonhou.
Só que antes mesmo de partir para a decoração, colocar quadrinhos e várias outras coisas, saiba que você precisa fazer uma reforma completa no ambiente. Pelo menos, se você quer deixar o ambiente totalmente confortável e pronto para receber boas partidas, recomendamos que você execute as ideias abaixo.
Acompanhe o o artigo que a VRTech preparou para você.
Faça um revestimento acústico nas paredes para não vazar o som
Se você pretende jogar de maneira confortável e que não agite ou incomode as pessoas da casa, saiba que é bem importante construir um isolamento nas paredes.
Neste caso, não vai adiantar apenas fechar a porta, pois muitas vezes o volume ou mesmo suas entonações vão vazar – o que pode ser bem ruim em alguns casos.
Outro motivo bem importante para fazer um isolamento acústico, é caso você queria trabalhar de maneira remota, sendo um YouTuber ou um Streamer de games.
Neste caso, a qualidade do áudio vai muito além do microfone em si. Pois você precisa considerar o isolamento, de forma que o suas lives não tenham eco ou rebatam demais o som.
Hoje em dia, fazer um revestimento acústico em uma parede não é tão complicado. Muito pelo contrário. É algo até simples, visto que você encontra espumas acústicas em diversas lojas, por um preço bem acessível.
Poucas placas ou poucos metros de espuma já serão o suficiente para que você crie uma parede acústica – isto melhora consideravelmente o áudio do ambiente.
Lembre-se de verificar também a segurança da espuma. Existem espumas convencionais e anti-chamas. De preferência, compre uma anti-chamas. Assim, você não corre o risco de ter algo altamente inflamável no seu quarto gamer.
Se você preferir, pode fazer este revestimento acústico, também, com placas de MDF ou até mesmo caixa de ovo. Elas são tão potentes quanto uma espuma – só que a estética não vai ficar tão legal.
Instale uma boa climatização para os equipamentos
Você já parou para pensar que, se você fizer um quarto gamer, com computadores potentes e vários outros tipos de equipamentos ligados, o ambiente pode ficar muito quente? Isto é bem comum e não é nada positivo – nem para você, nem para os equipamentos.
Portanto, pense estrategicamente em uma climatização do espaço, de modo que você possa conduzir uma boa tarde de jogos sem se preocupar com o calor que faz lá fora – principalmente em um país tão abafado como é o Brasil.
Relacionado: Como Instalar WhatsApp no seu Telefone
E aqui não estamos falando apenas de ar-condicionado, ok? Por mais que o ar-condicionado ajude exponencialmente a deixar o ambiente fresco, muitas vezes um janelão em uma posição estratégica pode ser até mais útil – e você ainda economiza energia.
Para criar uma boa corrente de vento, faça uma janela de cada lado do quarto ou mesmo faça uma ligação com a porta. Isto vai fazer com que o vento tenha saída e, portanto, vai atravessar o quarto.
Em dias muito quentes, obviamente, um bom ar-condicionado vai fazer toda a diferença. Inclusive, ele vai ajudar a manter seus equipamentos em uma temperatura menos quente. Afinal, equipamentos eletrônicos esquentam por si só. Quanto mais você puder mantê-los resfriados, melhor.
Personalize de acordo com seus gostos geeks
Agora, vem uma das partes mais legais da construção do seu quarto gamer: a personalização!
Esta é a etapa que todos estavam esperando, pois é isto que vai deixar o ambiente com a sua cara, de modo que você se sinta confortável e produtivo no espaço.
Para personalizar, você pode usar absolutamente tudo que vier à sua mente.
O ideal é que você deixe tudo bem bonito e completo, de modo que a sua personalidade esteja estampada no quarto.
De preferência, faça uma decoração um pouco mais afastada dos equipamentos eletrônicos.
Assim você evita o acúmulo de calor no ambiente, pois quanto mais objetos, mais calor agregado.
Instale um ponto de internet no quarto gamer (não use repetidor)
O quarto vai precisar de uma instalação de internet, certo? Bom, para resolver isso, basta repetir o sinal do wifi que vem da sala, não é mesmo? Errado! O ideal é que você faça uma instalação de internet personalizada para o seu quarto gamer.
Quando você faz uma instalação personalizada, com um roteador próprio e até com um cabo Ethernet, você terá uma conexão muito melhor e mais segura. Isto é ótimo para quem quer trabalhar com streaming, pois só você vai estar conectado na sua rede própria, sem causar sobrecarga.
Hoje em dia você encontra instalações de altíssima velocidade e conexão, e fazer uma instalação própria e personalizada para o quarto gamer não é tão difícil. Contrate um técnico ou busque um bom tutorial na internet – você certamente vai conseguir fazer!
Faça uma instalação elétrica dedicada – Não coloque tudo na mesma tomada
E por fim, mais uma dica de segurança para você aprender como montar um quarto gamer: não utilize, jamais, somente uma tomada para ligar tudo. Por mais que os equipamentos eletrônicos gastem pouca energia, é fundamental que você utilize uma instalação elétrica personalizada para cada aparelho.
Dividir a tensão em pelo menos duas ou três tomadas, faz com que não haja sobrecarga de energia. Além disso, você pode instalar um nobreak ou um estabilizador para que a energia chegue com uma melhor qualidade em seus aparelhos.
Com um nobreak você consegue segurar a conexão por mais tempo, mesmo quando sua casa fica sem energia. E com um estabilizador, você consegue filtrar melhor a energia.