Como montar um pet shop? O que é indispensável e o que devemos deixar de lado na hora de abrir um negócio como esse?
A paixão pelos animais e seu mundo podem se transformar em um negócio lucrativo e de sucesso.
Não só começar um negócio em um setor do qual você gosta tem mais chances de ter sucesso, como também o setor de animais e produtos e serviços dedicados a eles está em constante expansão e mudança.
O mundo dos animais é atualmente um dos mais rentáveis, também pela importância crescente, sobretudo a nível emocional, que os animais domésticos têm na vida dos seus donos.
Saber como montar um pet shop, com comida e acessórios dedicados a eles, vender animais e, por que não, talvez com alguns serviços adicionais como tosa ou babá pode ser uma ideia de negócio realmente lucrativa.
Portanto, vamos ver juntos o que é necessário e como montar um pet shop de sucesso, requisitos, custos e perspectivas de receita, além de alguns conselhos úteis.
Como montar um Pet Shop: o que é preciso e como ter sucesso?
Para saber como montar um pet shop de sucesso você precisa primeiro conhecer o mercado, os produtos vendidos, as necessidades dos animais, seu público alvo e suas necessidades e também a concorrência, com seus pontos fortes e fracos.
Amor pelos animais, determinação, perspicácia financeira e habilidades gerenciais e organizacionais serão então indispensáveis para lidar com a complicada operação de iniciar um negócio independente.
Estudar o mercado e a área de interesse será fundamental para escolher os tipos de produtos ou serviços adicionais a oferecer na sua loja, com base na procura real do mercado, bem como na escolha de um local estratégico e bem posicionado.
Lançar campanhas do tipo “como adestrar o seu cachorro” pode lhe ajudar a oferecer outro tipo de serviço que pode ser muito bem cobrado.
A escolha dos fornecedores também será estratégica. O fornecimento dentro do prazo, à possibilidade de pagamento, preços de fornecimento competitivos e alta qualidade são apenas alguns dos elementos a serem avaliados na fase de escolha.
Por fim, não menos importante será se manter constantemente atualizado sobre as novidades do setor por meio de treinamentos, congressos, eventos e feiras, além do estudo de estratégias eficazes de marketing e comunicação.
Um site web atraente e intuitivo, ainda com possibilidade de compra online e entrega em domicílio das compras, presença social, em blogs e revistas do setor, cartões de fidelização com pontos de coleta, além de promoções e revistas de eventos eles aumentarão sua clientela e serão capazes de fidelizar.
Como montar um Pet Shop: processo e requisitos
Como montar um pet shop tem diversas variáveis e possibilidades. De fato, é possível abrir uma loja de alimentos e acessórios para animais, uma loja de venda de animais ou uma loja de pesticidas.
Cada uma dessas categorias tem requisitos e obrigações diferentes e é bom pensar se vale a pena se especializar em um único produto ou abrir um pet shop completo.
Para abrir um pet shop, o empreendedor deve atender aos requisitos legais mínimos como maioridade, ausência de condenação ou falência.
No entanto, nenhuma qualificação específica é necessária, nem é necessária experiência no setor. Para abrir um pet shop de sucesso, no entanto, é aconselhável aprender todas as noções sobre o setor animal, tendências de mercado, necessidades do consumidor, bem como a categoria do produto oferecido, além de fazer um estágio em outros negócios semelhantes.
Se optar pela venda de alimentos, rações e acessórios deverão possuir as qualificações necessárias, como o alvará da sua prefeitura local de acordo com a legislação para o armazenamento adequado de produtos.
Além disso, se você também optar pela venda de animais vivos, será necessário solicitar a visita específica da vigilância sanitária no local para avaliar se os serviços veterinários estão sendo bem organizados. A solicitação deve especificar a planta baixa e a lista completa dos animais mantidos na loja.
Esta solicitação deve ser encaminhada a vigilância sanitária do seu município que a encaminhará aos serviços veterinários. A confirmação chegará em cerca de trinta dias e a autorização exigirá o pagamento de uma taxa.
Finalmente, requisitos adicionais serão necessários para vender pesticidas. Um processo mais longo e custos iniciais mais altos ainda serão recompensados pela capacidade de vender produtos muito procurados que podem realmente aumentar a lucratividade de sua loja, como pesticidas e medicamentos sem prescrição.
Para a comercialização de agrotóxicos será necessário obter autorização de comercialização e atestado que comprove a idoneidade das instalações para sua conservação. A licença para esta categoria de produto em particular precisará ser renovada a cada de tempos em tempos.
Custos, receitas e franquia
Como montar um pet shop em relação aos custos? É isso que veremos agora.
Para abrir um pet shop, o orçamento inicial necessário dependerá muito do tamanho e do posicionamento do local, bem como do tipo de produtos vendidos.
Para uma pequena loja que só vende comida e acessórios, um investimento inicial de 30 mil reais pode ser suficiente.
Para abrir um pet shop de médio porte que também inclua a venda de outros produtos como pesticidas ou para uma loja de venda de animais vivos, o investimento inicial mínimo pode rondar os 50.000 a 70.000 mil reais.
O setor animal tem hoje um mercado de referência com mais de 60.000 animais e um faturamento de 12 bilhões de reais a nível mundial, que ainda tende a crescer no futuro.
Existe também uma solução que torna a vida muito mais fácil para os aspirantes a empresário, principalmente se eles não tiverem experiência no setor de pecuária. A abertura de um pet shop como franquia lhe permite usufruir de uma marca reconhecida, do know-how e da experiência de uma empresa consolidada, bem como de um formato simplificado de gestão e organização com sucesso comprovado.
Como montar um pet shop? Abrindo uma franquia, pois a redução do risco do negócio, aliada ao serviço de formação, apoio e tutoria constantes, e graças a fornecimentos de mobiliário, software, máquinas e produtos em condições favoráveis, permite abrir uma franquia de pet shop com sucesso com um investimento mínimo a partir de cerca de 20.000 mil reais.
Esperamos ter lhe ajudado com nossas dicas sobre como montar um pet shop, e lembre-se sempre de que o primeiro passo é o mais importante para abrir um negócio!