O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SindCerv) apontou que o mercado de cervejas no Brasil é responsável por movimentar 2% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e gerar mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos. Neste mercado que, cada vez mais, tem um número maior de concorrentes, uma forma de se diferenciar é através dos rótulos de cerveja.
Esse setor está em constante evolução e a cerveja artesanal vem ocupando cada vez mais espaço nas mesas de restaurantes e bares, abrindo um leque de possibilidades de crescimento para as marcas que desejam se destacar da concorrência.
Além do sabor, um dos principais agentes de branding de uma marca são os rótulos de cerveja. Eles devem se comunicar diretamente com o seu público com o objetivo de conquistá-los como clientes leais.
Branding e o papel dos rótulos de cerveja artesanais
Branding é uma estratégia de gestão de marca que tem a finalidade de torná-la mais reconhecida pelo público e pelo mercado como um todo. Essa estratégia busca estar presente na mente dos consumidores sempre que eles pensarem em um determinado produto, como no caso das cervejas artesanais.
O branding é responsável por despertar sensações e criar fortes conexões entre marca e consumidor, tornando-se um forte influenciador na decisão de compra dos clientes. Além disso, essa estratégia pode ser utilizada tanto nas mídias online como nas mídias offline.
Os rótulos de cerveja são um exemplo riquíssimo de mídia offline que tem grande capacidade de impactar significativamente a empresa, tendo como vantagens:
- Aumento da confiança do público;
- Maior valor atrelado à marca;
- Fidelidade do público;
- Maior faturamento para a empresa.
Além disso, o branding dos rótulos de cerveja é estruturado na identidade visual da marca, que é composta por:
- Símbolos;
- Design;
- Cores;
- Tipografia;
- Mensagens;
- Desenhos;
- Dentre outros.
Tendências de designs para rótulos de cervejas artesanais
Com a concorrência aumentando cada vez mais, os consumidores estão se tornando exigentes em relação à qualidade da cerveja artesanal e em relação ao posicionamento da marca.
O posicionamento nada mais é do que o branding da cerveja artesanal. É a mensagem principal que a marca transmite para o seu público-alvo. Ela deve chamar a atenção do consumidor e fazer com que ele se engaje com o produto.
Ea melhor forma de transmitir essa mensagem de maneira econômica e eficiente é por meio dos rótulos de cerveja.
As principais tendências de designs atuais para rótulos de cerveja são:
- Optar por vários tipos de designs de embalagens. Por exemplo, a lata é uma embalagem que vem ganhando mais notoriedade por seu fácil consumo e por ser um material altamente reciclado;
- Apostar nos adesivos personalizados para identificar o produto nas prateleiras dos estabelecimentos;
- Escolher materiais, seja embalagens ou adesivos, que possuem boa qualidade para melhorar a experiência do consumidor;
- Utilizar cores, imagens criativas e tipologias sofisticadas que despertem a curiosidade dos potenciais clientes, gerando um grande diferencial competitivo;
- Concentrar no storytelling da marca: o intuito aqui é usar ilustrações que contam histórias e auxiliam na conexão com o universo da marca com o cliente.
Os designs de rótulos de cervejas artesanais estão passando por inovações. Por isso, as empresas que querem conquistar um maior público deve aderir a essas mudanças, relacionando a mensagem da marca com as inovações que estão ocorrendo.
Como construir rótulos de cervejas que impactam?
O branding é essencial para a cerveja artesanal, pois ele ajuda a criar uma identidade única e reconhecível para o produto.
Confira algumas dicas para construir uma marca forte de cerveja artesanal através da rotulagem (rótulos de cerveja):
- Proposta de valor: o que torna a cerveja única e diferente das demais;
- Nome e logotipo memoráveis: o nome e o logotipo da cerveja precisam ser fáceis de serem lembrados e precisam transmitir personalidade e a proposta de valor de marca;
- Consistência: é interessante utilizar as mesmas paletas de cores, tipografia e estilo visual em todas as comunicações, incluindo embalagens, rótulos, materiais promocionais e presença digital;
- Conexão com o público: entenda exatamente quem é o público-alvo e construa uma estratégia de branding que conecte as necessidades e desejos desse público com a marca;
- História: é fundamental ter uma história/narrativa interessante e autêntica que ajude a construir emoção e conexão com a marca;
- Autenticidade: os rótulos de cerveja devem ser originais e coerentes com a história, aumentando o engajamento dos potenciais consumidores;
- Qualidade: ter qualidade em todos os processos (até mesmo na rotulagem) é crucial para manter a lealdade dos clientes e a reputação da empresa.
Portanto, o uso dos rótulos de cerveja faz parte da estratégia de marketing que potencializa o branding da marca, gerando mais credibilidade e, obviamente, mais faturamento para a empresa.