O aparelho extrabucal, tambem conhecido como freio de burro tem sido o pesadelo para muitos jovens. Isso tudo devido a sua aparência nada discreta.
Embora seja um aparelho que fica evidente, ele é uma das melhores soluções em resolver o desalinhamento dentário e problemas na mandíbula.
Geralmente é um aparelho utilizado em pessoas em desenvolvimento, ou seja, crianças e adolescentes. Não é tão indicado para pessoas adultas. Nesse caso, muitas vezes é necessário o implante dentário.
Caso queira entender melhor sobre o aparelho extrabucal e quais seus prós e contras, continue essa leitura e entenda quando é necessário o uso dele.
O que é um aparelho extrabucal?
O aparelho extrabucal é aquele tão conhecido que fica em evidência tanto para dentro da boca, quanto por fora.
Ele consiste em um arco preso à boca, em que fica ligado na boca por um elástico e uma faixa que passa por trás da cabeça.
Há muitos tipos de aparelhos extrabucais, nas quais podem ter soluções diferentes, como por exemplo:
- Correção dos dentes;
- Conter o crescimento da mandíbula;
- Correção dos ossos da maxila;
- Auxiliar no desenvolvimento dos dentes.
Portanto, ele é indicado por um dentista especializado que geralmente indica mais para crianças e adolescentes, pois eles estão em desenvolvimento dos ossos, e por esse motivo, um tratamento como esse é mais fácil.
Embora seja um aparelho importante para correção dos dentes e ossos, ele é pouco utilizado.
Isso porque, atualmente, a estética tem sido uma das principais razões para o uso de outros alinhadores estéticos.
Por isso, muitos buscam saber mais sobre o aparelho invisível preço. No entanto, há situações em que a melhor opção são os aparelhos extrabucais.
Como funciona o procedimento do aparelho extrabucal?
Sabendo que o aparelho extrabucal fica fixo na boca e no rosto. Então, o uso dele não precisa ser o dia todo, já que pode ser usado ao dormir e por algumas horas no início do dia.
Geralmente é necessário utilizar pelo menos 12 horas diárias e por ser algo desconfortável esteticamente, muitos jovens têm utilizado no período noturno.
Então, ele é utilizado em pessoas mais jovens e em pleno desenvolvimento para evitar problemas futuros, como ter que ir em uma clínica de implante dentário para retirada dos dentes que poderiam ser tratados na juventude.
Muitas vezes apenas o uso do aparelho extrabucal não é o suficiente para algumas situações. Então, nesse caso, é indicado pelo ortodontista o aparelho fixo após o tratamento.
Após o tratamento, muitas pessoas buscam outras formas de melhorar o sorriso, como entender sobre o clareamento dental preço que deixa os dentes ainda mais belos.
Quando é recomendado o uso do aparelho extrabucal?
No geral, o aparelho extrabucal é indicado devido a alguns problemas que existe a necessidade de um auxílio no crescimento da maxila.
Nesse caso, é preciso segurar o crescimento da mandíbula para que ela não fique pra frente, o que iria necessitar de uma cirurgia ortognática, no futuro.
Outra situação é quando os dentes do paciente são muito grandes, prejudicando a mastigação e outros hábitos do dia a dia.
Antes de utilizar o aparelho extrabucal, é preciso consultar um ortodontista especializado para que ele faça uma avaliação com radiografias e então, possa indicar a melhor solução para o problema.
Embora na maioria das vezes esse tipo de aparelho seja utilizado devido ao crescimento inadequado da maxila.
Existem casos em que ele é necessário devido a falta de crescimento da mandíbula, dando impressão de um queixo retraído, o que pode afetar muito a autoestima do paciente.
Quais são os prós e os contras do aparelho extrabucal?
Sabemos que o uso do aparelho extrabucal pode ser desconfortável, principalmente para os adolescentes que tem uma certa vaidade.
Portanto, esse aparelho pode prejudicar a autoestima, fazendo com que eles não tenham vontade de aparecer em público, atrapalhando a sua vida social.
Assim como todo tipo de procedimento, o aparelho extrabucal tem seus prós e contras, sendo então, os prós principais:
- Crescimento adequado da maxila;
- Dentes alinhados desde cedo;
- Evitando problemas futuros, como cirurgias ortognáticas.
Como dito anteriormente, o aparelho não é indicado para adultos, pois ele já se encontra com o desenvolvimento dos ossos completos. Com isso, é necessário outros tipos de tratamento.
Falando dos prós, existem também os contras, o que faz com muitas pessoas não queiram usar o aparelho extrabucal, sendo eles:
- Afetar a autoestima do paciente;
- Ser muito evidente;
- Desconfortável.
Por esse motivo, muitos pacientes deixam de utilizar esse método para correção da mandíbula e dentes, tendo que recorrer a outras formas que não são tão eficazes quanto esse tratamento.
Depois do tratamento com o alinhador fixo, após o uso do aparelho extrabucal, muitos indivíduos buscam outras alternativas para melhorar ainda mais o seu sorriso, utilizando facetas.
Com isso, é possível ver a diferença de um sorriso, analisando procedimentos de facetas de porcelana antes e depois.
Agora que já sabe como funciona o aparelho extrabucal, busque ajuda de uma ortodontista para o seu uso em crianças e adolescentes que estão em desenvolvimento.
Entretanto, caso seja uma pessoa adulta, é preciso buscar outras formas de tratamento. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.